quarta-feira, 20 de março de 2013

A salvação autárquica do PSD

A notícia que saiu no Público, dizendo que o Tribunal Cível de Lisboa impede a candidatura de Fernando Seara à Câmara Municipal de Lisboa, poderá ser, a meu ver, a salvação política do PSD nas próximas eleições autárquicas.
Como aqui escrevi no ano passadoacredito que para existir evolução tem que existir renovação. Não devemos esquecer o passado mas temos que olhar o futuro; os tempos, as acções e as pessoas convergem em determinada altura mas tendem, gradualmente, a divergir.
Posto isto, acredito que pessoas que estão há 12 ou mais anos à frente de instituições, deverão abandonar os seus cargos.
Eu penso assim e muita gente em Portugal, também.
Falamos de cargos autárquicos/ poder local. Se as pessoas não são do local, se saltam de cidade em cidade, como podem exercer a política local?! 
Com isto prevejo uma derrota do PSD em  toda a linha porque as pessoas - aquelas para quem deve ser exercida a política -, de um dia para o outro, não vão acreditar que uma pessoa que foi Presidente de Câmara durante anos a fio num dado concelho, tenha conhecimento de causa suficiente para exercer o mesmo cargo noutro lado.
Não nos podemos esquecer que isto que se está a passar não é igual a um determinado candidato concorrer pela primeira vez a uma autarquia porque, normalmente, esse putativo candidato habita essa terra, interessa-se por essa terra e já esta envolvido na sua política local. 
Neste caso temos para-quedistas, tão e só.
Assim sendo, esta notícia só pode ser boa: em vez do partido perder tempo a recorrer das decisões, escolha novos candidatos, da terra, que sejam admirados pela população, que tenham obra feita e passem a mensagem que isto tudo foi um mal-entendido. 

Sem comentários:

Enviar um comentário